CONHEÇA MAIS SOBRE WHEY PROTEIN


O QUE É WHEY PROTEIN?

Whey Protein, do inglês “proteína do soro do leite”, é uma proteína de alto valor biológico, extraída da porção aquosa do leite – o soro – gerada durante o processo de fabricação do queijo.


O QUE SIGNIFICA PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO?

Uma proteína de alto valor biológico é aquela que fornece boa digestibilidade e absorção, e quantidades adequadas de aminoácidos essenciais para a síntese proteica.


QUAL O DIFERENCIAL DO WHEY PROTEIN?

É uma proteína completa, pois contêm todos os aminoácidos essenciais, substratos que participarão da formação dos músculos e tecidos agindo como “blocos de construção”. Atuarão como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune e constituintes de enzimas e neurotransmissores.
O ganho de massa muscular é promovido, principalmente, a partir do aminoácido leucina (um importante desencadeador da síntese proteica). Possui rápida absorção intestinal de seus aminoácidos e regula a liberação de hormônios anabólicos (formadores de músculos), por exemplo, a insulina.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE WHEY PROTEIN?

Existem 3 tipos de Whey Protein: concentrado, isolado e hidrolisado.
O Whey Protein Concentrado (WPC) foi o primeiro tipo a surgir, constituído de 30 a 90% de proteína, mas com uma grande parte de caseína, gordura e lactose.
O WPI, ou Whey Protein Isolado, veio com a intenção de melhorar a qualidade do concentrado, ou seja, aperfeiçoaram tecnologias diversas de filtragem que possibilitaram a obtenção de um produto com 90% a 99% de proteína do soro do leite e com mínimas concentrações de caseína, gordura e lactose.
Por último surgiu o WPIH, Whey Protein Isolado e Hidrolisado, que representa o CACAO WHEY PROTEIN, e possui características semelhantes ao Whey isolado, mas que passou por um processo de “quebra”, denominado hidrólise, o qual reduz o tamanho das proteínas e facilita a digestão.

Whey Protein Concentrado Whey Protein Isolado Whey Protein Isolado e Hidrolisado
Concentração de proteínas 30-90% 90-99% 90-99%
Concentração de gordura e carboidratos 10-70% <1% <1%
Proteínas Intactas Intactas Hidrolisadas (“quebradas”)
Tempo de absorção Lento Rápido Muito rápido


POSSO CONSUMIR QUALQUER TIPO DE WHEY PROTEIN?

Depende. Uma vez que as necessidades fisiológicas variam entre as pessoas, cada uma se adapta a um tipo de Whey Protein. Embora tenha um preço reduzido comparado aos outros e todos os aminoácidos essenciais, o WPC também apresenta gorduras, carboidratos e lactose. Estes componentes podem contribuir para os desconfortos abdominais comuns em consumidores de WPC, além de possuir uma concentração muito menor de proteína em algumas marcas disponíveis no mercado.
O WPI oferece a proteína mais pura e de melhor qualidade, rápida absorção e sabor agradável, sendo a forma mais comercializada pela relação custo-benefício e aceitação do sabor.
Para aqueles indivíduos que apresentam dificuldade de digestão, intolerância às proteínas presentes no Whey Protein ou alta permeabilidade intestinal, o WPIH apresenta-se, como o próprio nome diz, hidrolisado, ou “digerido”. As proteínas encontram-se fragmentadas na forma de aminoácidos, reduzindo os riscos de intolerâncias, alergias e má digestão. O WPIH permite que o processo de absorção seja mais eficaz, bem como seus benefícios serão mais bem aproveitados. Assim como WPI, a proteína é pura e de excelente qualidade.


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESCONHECIDOS DO WHEY PROTEIN?

O Whey pode ser utilizado terapeuticamente em várias condições, como:
SARCOPENIA: termo médico para perda de massa muscular, que pode ser causada por imobilização prolongada, sedentarismo, dietas hipocalóricas, idade. Independente da causa, o Whey é a melhor opção para recuperação e ganho de massa muscular em qualquer idade.
AUXILIAR EM DIETAS: Whey Protein tem ação importante em provocar saciedade por estimular a produção e liberação de Colecistoquinina (CCK) e Peptídeo Semelhante a Glucagon-1 (GLP-1), e por inibir a Grelina – hormônios relacionados à regulação do apetite. Além de reduzir o apetite, reduz a perda de massa muscular durante as dietas.
HIPERTENSÃO ARTERIAL: vários estudos confirmam o efeito hipotensor do Whey, assim como melhora da função vascular pelo seu poder antioxidante.
DOENÇAS INFECCIOSAS: Whey Protein aumenta os níveis de glutationa no corpo (importante antioxidante), inclusive dentro dos linfócitos, aumentando a imunidade. Nas hepatites B e C, na sua forma crônica, estudos mostram benefícios do uso do Whey em reduzir o processo inflamatório e as enzimas hepáticas.
CÂNCER: já foi bem documentado seu efeito preventivo para o câncer por sua ação detoxificante e imunoestimulante. Mas atenção: alguns autores alertam para o uso de Whey Protein em paciente com câncer ativo, pois é um alimento que ajuda o crescimento celular, e suspeita-se que possa também ajudar o crescimento do câncer. Assim, sua utilização maior é durante ou após os tratamentos de radioterapia e quimioterapia para recuperar massa muscular e caquexia.
DOENÇAS HEPÁTICAS: além de auxiliar no tratamento de hepatites, o Whey apresenta importante efeito sobre a regeneração do fígado, podendo ajudar na esteatose hepática não alcóolica (acúmulo de gordura no fígado que é atualmente a principal causa de cirrose hepática), pois regula a formação de gordura pelo fígado.
DOENÇAS CARDÍACAS: Whey apresenta uma melhora importante no perfil lipídico e na pressão arterial.
FÓRMULAS INFANTIS: o Whey Protein em sua forma hidrolisada está sendo progressivamente usado como substituto do leite em pó (rico em caseína que é o principal causador de alergias e intolerâncias digestivas). Mas atenção: consulte um médico e/ou nutricionista para avaliar o consumo por crianças.
USO PÓS-OPERATÓRIO: por ser uma proteína tipicamente anabolizante, nada mais indicado que seu uso para a recuperação de pós-operatórios e queimaduras.


COMO ELE É ABSORVIDO NO ORGANISMO?

A digestão de Whey Protein se inicia no estômago e continua até o intestino delgado. Esse processo é rápido e leva em torno de 1 hora e meia para finalizar, no entanto, se consumido com leite ou caseína podem levar mais tempo.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE WHEY PROTEIN E CASEÍNA?

A caseína coagula no estômago, formando uma espécie de “coalhada”, que pode diminuir sua metabolização no intestino delgado, servindo como uma proteína de liberação lenta (boa opção para ser utilizada antes de dormir). A proteína do soro (Whey Protein), por outro lado, não coagulam em condições ácidas. Ela é considerada “proteína rápida”, na medida em que alcança o intestino delgado, a velocidade de hidrólise do Whey Protein é maior que a da caseína, o que permite maior absorção ao longo do intestino, e rápido aproveitamento desta proteína.


QUAL A COMPOSIÇÃO DO WHEY PROTEIN?

Montamos uma tabela para que você compreenda melhor sobre os componentes do Whey Protein:

COMPONENTES % WHEY PROTEIN BENEFÍCIOS
Beta-Lactoglobulina 50 – 55% Excelente fonte de aminoácidos essenciais, inclusive os de cadeia ramificada (BCAA) => fornecem substratos aos músculos durante atividade física. Aumenta biodisponibilidade de vitaminas lipossolúveis.
Alfa-Lactoalbumina 20 – 25% Proteína encontrada no leite materno; Fonte de aminoácidos essenciais, inclusive BCAA; Rica em triptofano que ajuda na produção de serotonina (melhora sono, humor).
Imunoglobulinas 10 – 15% IgA, IgD, IgE, IgM e, principalmente, IgG; Proteínas encontradas no colostro; Ação imunoestimulante.
Lactoferrina 1 – 2% Antioxidante, antimicrobiana, antifúngica; Promove o crescimento das bactérias saudáveis; Regula absorção do ferro.
Lactoperoxidase 0,5% Inibe crescimento bacteriano
Albumina Sérica Bovina 5 – 10 % Fonte de aminoácidos essenciais
Glicomacroproteínas 10 – 15% Inibe formação de cáries dentárias

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